Alerta sobre a expansão do vírus da Febre Amarela

Publicado em 09/09/2019 às 14:49 - Atualizado em 09/09/2019 às 16:05

A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Castello Branco e Vigilância Epidemiológica alerta a população castellense sobre a expansão do vírus da Febre Amarela.

O Estado de Santa Catarina registrou a presença e expansão do vírus da Febre amarela neste ano. Já foram registrados 02 óbitos humanos (Joinville e Itaiópolis) e 05 epzootias em PNH positivas para febre amarela. Segundo a Vigilância Sanitária de Santa Catarina é possível estimar a velocidade de deslocamento do vírus pelos corredores ecológicos em 03 km por dia.

Desta forma, os Agentes comunitários de Saúde estarão, nos próximos dias, nas residências coletando informações e orientando quanto aos procedimentos em relação ao vírus. Sua participação é fundamental!

Importante informar também que a Febre Amarela é uma doença transmitida pela picada de mosquitos específicos que vem da mata. Ela pode atingir os seres humanos e os macacos (também vítimas das doenças). Nunca maltratar os macacos, porque eles não transmitem a febre amarela. Os macacos ficam doentes e morrem primeiro e isso é um sinal de que o vírus pode estar próximo.