---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Rede Municipal de Ensino de Presidente Castello Branco executa Ensino Não Presencial na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

Publicado em 18/05/2020 às 13:02 - Atualizado em 18/05/2020 às 13:05

A Administração Municipal de Presidente Castello Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, com aprovação do Plano de Atendimento Emergencial pelo Conselho Municipal de Educação, implantou e vem executando deste o dia 1 de maio o Ensino Não Presencial, destinado à todos os alunos vinculados a rede municipal de ensino, seja na educação infantil e ou no ensino fundamental – anos iniciais.

 Desta forma, todos os professores do quadro do magistério público, contando com carga horária semanal para formação continuada, realizam o planejamento coletivo, por meio de tecnologias, que possibilitam a interação com os colegas de trabalho, mesmo em home office.

 O Plano de Atendimento Emergencial possibilita, além do apoio pedagógico diário aos professores, o cumprimento do calendário letivo do ano de 2020 e os cuidados frente a Pandemia do COVID-19, respeitando a legislação e as orientações das esferas nacional, estadual e municipal vigentes.

 A gestão do planejamento pedagógico dos professores, versa sobre a entrega em domicílio, das atividades impressas aos alunos matriculados na rede municipal seguindo as Diretrizes Curriculares Municipais e os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas. Referida ação, sempre respeitando o ano que o aluno está cursando, mantendo o vínculo com a escola, mantendo o professor como protagonista da interação – conteúdo - aluno – desenvolvimento da aprendizagem.

 

Sobre a entrega de materiais impressos

 

Possibilitando acesso igualitário a todos os alunos, o plano emergencial contempla a entrega das atividades impressas na residência do aluno, aos seus familiares e ou responsáveis. Os alunos recebem apostilas impressas semanalmente com as atividades preparadas pelo professor, em datas e horas agendadas incluindo prazo para a devolução. Livros didáticos, de literatura, materiais pedagógicos (massa de modelar, balões, giz, material para recorte) são itens que compõem os “kits” enviados em cada etapa semanal.

O uso de grupos de whatsapp, blogs, mídias sociais, aplicativos de mensagem eletrônicas e celulares tem servido somente para auxiliar na interação do professor com o aluno. Às famílias, estão disponíveis, técnicos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, em formato de plantão pedagógico para sanar dúvidas sobre as atividades, os materiais, as entregas e as devoluções do material aos professores.

 

Formação on-line de 40 horas com certificado

 Os professores realizam on-line uma formação de 40 horas ministrada por técnicos/especialistas da secretaria municipal de educação, onde os mesmos serão certificados pelas novas aprendizagens que desenvolveram nesse período, pela apropriação de conceitos, terminologias e novas dinâmicas digitais.

 

 Cronograma Semanal de trabalho pedagógico do Ensino Não Presencial

 Segundas-feiras – Realização de webs conferências entre os técnicos (pedagógico) da Secretaria Municipal de Educação e os professores vinculados a rede municipal de ensino, objetivando o planejamento das atividades a serem enviadas aos alunos.

  • Terças-feiras – Produção das atividades coletivas pelos professores, para envio aos familiares dos alunos.
  • Quartas-feiras – Impressão das atividades e organização dos kits para entrega nas residências.
  • Quintas-feiras – Roteiro de entrega nas residências das atividades impressas e demais materiais necessários para realização das mesmas. Após uma quinzena, no mesmo roteiro de entrega, realiza-se o recolhimento das atividades realizadas pelos alunos.
  • Sexta-feiras – Organização das atividades e envio aos professores, para correção.

 

Os atores e seus papéis na execução do ensino não presencial

 A forte presença de profissionalismo, ética e seriedade caracterizam a execução do ensino não presencial no Município de Presidente Castello Branco. Percebe-se desde o cronograma, comunicados e orientações que são emitidos, planejamentos realizados, disponibilidade de materiais pedagógicos, organização dos kits, entrega com cuidados de higienização que, todos estes fatores tem papel fundamental, para realização das atividades não presenciais com sucesso.

 

Maiores Informações:

 Terezinha Matiollo - Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto

49) 99919 9250   49) 3457 1217

                          

 

Plantão Pedagógico:       Coordenadora Escolar:      Clauci C. Zanesco   49) 998 20 58 36     

                                          Orientadora Escolar:        Lucimara F. Machado  49) 998 19 2848

 

 

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar